COMO FAZER CASAMENTO DE IMAGEM EM IMPRESSÃO DIGITAL
Não tenha mais dúvidas sobre como casar os tiles de uma imagem no momento da instalação do adesivo.
Nem sempre é fácil realizar a aplicação de um vinil impresso ou estampado. Para auxiliar sua instalação e não deixar dúvidas sobre sobreposição de material, mantendo inclusive o alinhamento correto, separamos este artigo.
Tópicos abordados:
- Preparação da superfície e do adesivo;
- Passo a passo de instalação.
Preparação da superfície e do adesivo
Antes de iniciar qualquer instalação, é fundamental que o profissional verifique a superfície e analise se a mesma está adequada. Se quiser saber mais sobre essa questão, clique aqui.
Esperar o tempo de cura do material também é muito importante. Com o processo de impressão digital, a tinta e o solvente agridem o PVC, sendo necessário esperar um tempo para que o vinil volte ao seu estado padrão. O tempo de cura é definido pelo tipo de tinta utilizada, sendo que o fabricante da tinta poderá indicar o tempo correto, mas é comum esperar de 24 a 72 horas.
O próximo passo é abrir todos os tiles da impressão numa superfície lisa e limpa, posicionando lado a lado para verificar o encaixe entre eles. Além de se atentar se a imagem está casando, é importante ver se as cores também estão iguais, para não dar diferença após instalado.
Dica: no momento da verificação do casamento, o profissional pode colar uma fita crepe na parte de cima e de baixo do material, entre tiles, realizar o corte na fita para separar novamente os materiais (com cuidado para cortar apenas a fita e não o adesivo) e, no momento da instalação, se guiar pelas fitas. Isso facilitará para que encontre a posição da sobreposição.
É necessário verificar as medidas de largura e altura da impressão e da superfície a ser instalada, lembrando que deve haver uma margem de segurança.
Passo a passo de instalação
Instale o primeiro tile normalmente, se atentando para deixar o material nivelado. Quando for iniciar a segunda parte, posicione o adesivo de forma a encaixar o desenho e as marcações com a fita crepe, deixando-as encontrar novamente. Isso é importante, pois um pequeno desalinhamento no início pode dar grande diferença na parte inferior.
O desenho e as marcações devem estar alinhados, não podendo subir, descer ou estar afastada uma da outra.
Após posicionar corretamente, vamos travar o material nessas marcações, cortando uma pequena área do vinil na parte da sobreposição e colando-a.
Com os encaixes travados, o instalador pode aplicar normalmente o adesivo, conferindo se o material desalinhou ou deixou de casar.
O mesmo processo deve ser realizado nos outros tiles, até completar toda a arte.
Dica: Para que não corra o risco do adesivo levantar na sobreposição, o profissional deve ativar a cola, fazendo pressão nesta área. Para facilitar esse processo, é possível utilizar um soprador térmico para aquecer e o rolo para aplicar de vinil (Roller Pró ou semelhante), gerando maior ativação e pressão sobre o material.
Realize os acabamentos e refiles necessários normalmente.
Outra dica legal para disfarçar as sobreposições é realizar o refile entre os tiles com a lâmina na diagonal. Apenas se atente para não cortar o adesivo que está por baixo. Veja a diferença nas imagens abaixo.
Conclusão
A verificação da superfície onde o adesivo será aplicado, da impressão (cor, tamanho e casamento) são fundamentais para que tudo ocorra bem no momento da instalação.
É importante que o profissional posicione e trave corretamente o material, se atentando ao casando da imagem durante todo o processo de espatulagem.
Para mais dicas e dúvidas, assista o vídeo abaixo.