COMO APLICAR JATEADO EM VIDROS?

Qual é a forma correta de se aplicar vinil jateado em vidros? Essa dúvida paira sempre na cabeça dos instaladores de vinil. Muitos não sabem as diferenças entre aplicação úmida (aplicação molhada) ou aplicação a seco, nem mesmo sabem qual é a forma mais indicada para a sua necessidade.

Nesse artigo especial, iremos tirar dúvidas como: “- Existe maneira correta de se aplicar adesivo em vidros?”, “- Devo aplicar vinil a seco ou molhado?”, “- Se ficar mancha de espátula, o que devo fazer?” entre outras, dúvidas essas que continuam a gerar confusão na cabeça dos profissionais no momento da aplicação.

A seguir você vai aprender, direto com a equipe Imprimax, os seguintes assuntos:

1. Quando é indicada uma aplicação molhada ou a seco?

2. O que é necessário fazer antes da instalação?

3. Dica rápida: aplicação a seco

4. Dica rápida: aplicação úmida (ou aplicação molhada)

5. Onde utilizar adesivos jateados?

Quando é indicada uma aplicação molhada ou a seco?

Tudo vai depender da habilidade do profissional, da sua confiança na instalação e da urgência para a entrega do serviço.

Se o aplicador tiver certa habilidade, sugerimos que, para superfícies com até 1 metro de largura (aproximadamente), o vinil seja aplicado a seco, pois o instalador tem um controle do adesivo, segurando com as mãos e esticando os braços.

Agora, em casos onde a largura do material ultrapassar 1 metro, indicamos que a aplicação seja realizada molhada, pois como não é possível alcançar as extremidades do adesivo apenas abrindo os braços, fica mais difícil ter um controle sobre ele. Isso pensando na praticidade da instalação, é claro.

Caso o aplicador não se sinta seguro para instalar vinil a seco, nada impede do mesmo realizar o serviço da outra forma, independentemente do tamanho do adesivo.

Abaixo explicaremos mais sobre como realizar ambas as técnicas.

O que é necessário fazer antes da instalação?

Primeiramente é necessário analisar o vidro, visualmente e ao toque, para ver se não existe pontos de sujeira que podem comprometer a aplicação.

É comum o vidro estar contaminado por respingos de produtos, sujeiras ou irregularidades por algo que tenha ficado grudado anteriormente na superfície. Nesses casos indicamos que seja lixado a parte texturizada ou utilizado uma lâmina raspadora (conhecida como ratinho) e, por fim, realizar a limpeza pré-aplicação com pano úmido e álcool isopropílico (limpeza em ambos os lados do vidro).

O próximo passo é verificar as bordas do vidro, para checar se o silicone está passando da parte metálica do acabamento. Caso esteja, é necessário aparar o excesso com o estilete, assim evitando que o mesmo atrapalhe na instalação. Limpe então a superfície com álcool isopropílico e se possível, na sequência, utilize um primer – promotor de aderência nas bordas.

O vidro é naturalmente uma superfície gelada, com baixa aderência e sempre resta um pouco do silicone nas bordas, sendo que o primer, quando aplicado nessas áreas, vai aumentar a aderência do material na superfície, evitando qualquer risco de descolar ou levantar o adesivo. Se você ainda não conhece o promotor de aderência da Imprimax, clique aqui e confira.

Dica rápida: aplicação a seco

Para travar o adesivo no lugar correto, indicamos utilizar pedaços do próprio adesivo, sendo necessário um pedaço de cada lado do material. Indicamos o próprio adesivo pois a fita crepe tem dificuldades de ficar preso na superfície do vidro, devido a sua característica de superfície fria.

Outra dica é destacar cerca de 10cm do liner para começar a aplicação. Inicie a espatulagem sempre do centro para as extremidades, jogando o ar para fora. Após concluir essa primeira parte, em um processo contínuo, retire as travas de adesivo que estão segurando o material e continue descendo o vinil. Atente-se que, enquanto uma mão segura o adesivo, a outra (que irá espatular) deverá puxar mais um pouco do liner e voltar a aplicar, repetindo o processo até finalizar.

Se atente também na verificação do feltro que envolve a espátula pois, no caso de alguma imperfeição ou furo no tecido, poderá ficar uma canaleta de ar no vinil ao espatular.

Dica rápida: aplicação úmida (ou molhada)

Para realizar o processo de aplicação molhada, vamos precisar de um recipiente, de preferência borrifador, para colocar a composição que será utilizada.

Para a diluição correta vamos misturar 10 gotas de sabão neutro para cada 1 litro de água filtrada ou aproximadamente 1 colher de sabão neutro (colher de sopa). Esse valor pode ser ajustado de acordo com a preferência do aplicador, sendo que o ideal é não ter nem muito, nem pouco sabão na água.

Borrife a água sobre a superfície onde será instalado o adesivo e posicione o material de forma oposta, com o liner de frente para o instalador. Destaque o liner e aplique a mistura de água e sabão, passando a mão (limpa) para ficar uniforme. 

Importante: A mão do instalador deve estar sempre limpa para não contaminar o vinil

Após realizar os passos citados acima, retiramos o adesivo da posição, viramos (para a forma que será aplicado, com a cola molhada em contato com o vidro), posicionamos da forma correta e começamos a espatular, retirando o excesso de água, sempre do meio para as extremidades, jogando a água para as laterais. Para finalizar, passamos um pano seco sobre o adesivo, para verificar se ficou alguma imperfeição ou bolha de água e ar.

Prós e Contras de cada técnica

A aplicação a seco pode deixar algumas marcas de espátula, que some de um dia para o outro. Já na aplicação molhada (aplicação úmida), dependendo da superfície e se houver muito contato com a água, pode criar algumas manchas brancas, que demoram um pouco mais para sumir (mas desaparecem com o passar dos dias).

Onde utilizar adesivos jateados?

Esse produto pode ser utilizado tanto em vidros e vitrines, como na decoração de ambientes (salas, box de banheiro, cozinhas, entre outros).

A opção Color Jateado da Imprimax, substitui o processo de jateamento do vidro, saindo mais em conta e sendo mais prático. Além disso, pode ser revertido caso o cliente deseje o vidro como antes, apenas retirando-o.

A Imprimax possui uma linha exclusiva para vidros e laminação à frio. São várias opções entre jateado, perolizado, com texturas e efeitos. Clique aqui e conheça a linha completa.

Toda a linha de adesivos pode ser personalizada com impressão digital ou recorte eletrônico, permitindo desenvolver projetos corporativos ou residenciais exclusivos.

Conheça alguns cases de clientes no nosso Pinterest, clicando aqui.

Conclusão

A linha para vidros da Imprimax possui uma série de opções lisas e texturizadas, que podem ser aplicadas a seco ou molhado, dependendo do tamanho e preferência do instalador. É importante realizar uma limpeza no vidro, remover o excesso de silicone e utilizar o primer para aumentar a aderência nas bordas.

As duas técnicas podem ser utilizadas de acordo com a preferência do instalador, lembrando apenas que na técnica a seco podem ficar marcas de espátulas que somem mais rápido do que as manchas brancas que podem aparecer após uma aplicação molhada.

Assista na íntegra o vídeo especial desenvolvido sobre o tema e confira todas as dicas sobre COMO APLICAR ADESIVOS JATEADOS EM VIDROS com a nossa equipe técnica.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.