ENVELOPAMENTO OU PINTURA?
Escolher entre pintar o carro ou envelopar o carro é uma dúvida comum entre os donos de automóveis.
Seja no momento em que o veículo está precisando visivelmente de uma repaginada, seja para proteção da lataria ou apenas para buscar algo personalizado e mudar o visual, é comum surgir dúvidas sobre essa questão.
Perguntas como: “Qual sai mais em conta?”, “Qual processo irá ter uma durabilidade maior?”, “Qual serviço demora mais para ser realizado?”, “E se eu quiser trocar a cor do veículo, preciso alterar o documento?”. Para esclarecer essas e outras questões, acompanhe o texto abaixo.
Nesse artigo, iremos abordar os seguinte tópicos:
– Diferenças entre Pintura e Envelopamento;
– Qual tempo de execução e custo de cada técnica?
– Qual dura mais, pintura ou plotagem?
– Quais são as vantagens dos adesivos?
– Para alterar a cor do veículo, é necessário mudar o documento?
– Dicas e cuidados com o carro envelopado.
Vamos lá, pois esse tema é bem legal e te ajudará a decidir a melhor solução para você.
Diferenças entre Pintura e Envelopamento
Uma decisão bem difícil de ser tomada é escolher entre a pintura ou plotagem. Pode demandar certa atenção para definir o processo que mais se adeque e atenda às suas necessidades.
Muitos buscam a renovação da lataria do carro por necessitar corrigir alguma imperfeição, seja pela pintura, já danificada pelo tempo e exposição às intempéries do dia a dia, cobrir riscos e arranhões ou mesmo uma peça substituída e que não está na cor adequada.
É importante destacar que todo procedimento necessita de um profissional da área, seja na pintura automotiva ou na adesivagem automotiva, para obter um resultado satisfatório e com garantia do serviço prestado.
A pintura veicular é conhecida há mais tempo e é normalmente realizada em conjunto com a funilaria, se necessário, para deixar a superfície regular e pronta (nos casos de riscos, arranhões e amassados é a técnica mais recomendada, já que o profissional pode consertar a superfície, antes de pintar). As suas vantagens são: ótima durabilidade (se cuidado corretamente) e se assemelha ao original, pois hoje em dia as empresas especializadas conseguem se aproximar muito da tonalidade desejada.
O envelopamento automotivo vem deixando de ser um “tabu”. Antigamente era conhecido erroneamente por ser algo rápido de ser feito, em comparação à pintura, mas que não durava muito, mas com a evolução do mercado já é possível encontrar muitas opções de adesivos desenvolvidos exclusivamente para envelopamento automotivo, como as opções da linha AutoMax, que possuem a maior moldabilidade do mercado, exatamente para se encaixar perfeitamente na peça desejada. As grandes vantagens, comparado com a pintura são: menor tempo de execução do serviço, excelente durabilidade (se cuidado corretamente), diversas opções de cores e acabamentos, possibilitar o envelopamento completo ou parcial e atende à diversos gostos e estilos, desde os mais tradicionais até os mais ousados, com a criação de um layout exclusivo.
A Imprimax desenvolveu um programa com os profissionais da área de envelopamento, chamado Imprimax Garage, onde são desenvolvidos projetos únicos e criativos entre o profissional e cliente, utilizando os nossos adesivos para tornar realidade uma ideia especial. Os projetos estão disponíveis no nosso Youtube ou no nosso Pinterest.
Qual tempo de execução e custo de cada uma?
O pintor terá gastos com tinta, prime, verniz, massa (para tirar alguma imperfeição), diluentes, lixas e alguns outros produtos extras, enquanto o instalador de películas autoadesivas terá gasto com o vinil, materiais para limpeza da superfície e alguns itens de instalação.
O valor de mercado mudará muito dependendo da localidade, do material utilizado e do quanto o profissional deseja receber pela sua mão-de-obra, tanto o envelopador quanto o pintor automotivo, mas após consultar profissionais de todo o país, calculamos uma média dos preços cobrados.
A pintura completa de um carro (modelo hatch) fica em torno de R$ 3.000,00 e 07 dias para tempo de serviço, enquanto o envelopamento completo fica em torno de R$ 2.000,00 e 03 dias de trabalho.
Obs.: Lembrando que são apenas valores para referência e que podem ser alterados dependendo dos fatores listados acima.
Qual técnica dura mais?
Ambas as técnicas (pintura e envelopamento) possuem ótimas durabilidades, sendo que o que pode fazer com que dure mais ou menos tempo é a cor e o produto escolhido, qualidade dos materiais, acabamentos realizados e cuidados tomados no dia a dia.
Hoje encontramos adesivos com durabilidade esperada de até 08 anos, o que comprova a qualidade dos mesmos e, dependendo dos produtos utilizados, nem a pintura chega a ter uma durabilidade tão grande.
Algumas cores possuem pigmentos especiais que diminuem a expectativa de durabilidade, como as cores metálicas e cores perolizadas. É importante sempre consultar o fornecedor e as indicações de cada material antes de utilizar.
Em todos os catálogos da Imprimax, você encontra as cores disponíveis em cada linha e informações técnicas de cada produto para informar corretamente ao cliente no momento da escolha. Se quiser baixar gratuitamente o catálogo digital, clique aqui!
Quais são as vantagens dos adesivos?
Além da durabilidade, a vantagem de se utilizar autoadesivos é poder personalizar o veículo com cores diferentes, vários acabamentos (fosco, semibrilho, brilhante ou texturizado) e renovar, de forma prática, sempre que quiser.
Hoje, são mais de 100 opções na linha AutoMax e os destaques vão para as opções Protect Gloss, adesivos com acabamento brilhante, que se assemelha muito a pintura. Entre eles podemos citar o Transparente Protetivo, muito utilizado por quem deseja proteger a pintura de pequenos atritos do dia a dia, sem perder a aparência original (uma solução mais econômica ao PPF automotivo importado e com um ótimo resultado). A linha Protect Matte também é muito procurada pelos clientes e aficionados automotivos por oferecer proteção e acabamento fosco, diferente do que é comum ver pelas ruas.
Muitos clientes também buscam por cores metálicas, adesivos texturizados (como os adesivos jateados opacos) e com efeitos, como o fibra de carbono 3D e fibra de carbono 4D.
Outros, mais ousados, preferem utilizar várias cores ou mesmo realizar impressão de layouts ou desenhos exclusivos. Confira todas as opções aqui.
Para alterar a cor do veículo, é necessário mudar o documento?
Depende da porcentagem do envelopamento que será realizado no veículo. Se o envelopamento ultrapassar 50% da cor original que consta na documentação do carro, é necessário alterar. Caso contrário, não é necessário mexer em documentação.
Para mais detalhes, acompanhe o post que explicamos direitinho sobre isso clicando aqui.
Dicas e cuidados com o carro envelopado;
Os cuidados necessários com um carro envelopado são os mesmos de um carro pintado pela fábrica. Assim como indicado pelas montadoras, são indicados os seguintes cuidados: lavar com água e sabão neutro, não passar soluções abrasivas (como solupan), prevenir a exposição às intempéries do dia a dia, evitar o contato com materiais pontiagudos e que possam perfurar ou danificar a plotagem, entre outros.
Como é possível observar, não é nada diferente dos cuidados que já tomamos no dia a dia.
Conclusão
A escolha pela pintura ou envelopamento vai depender muito da preferência do cliente.
Pela facilidade, é muito mais práticos o envelopamento. Além do custo ser menor, o cliente passa menos tempo sem o veículo, facilitando a vida da pessoa. Pelas películas possuírem alta qualidade, grande variedades de opções e possibilitar vários tipos de personalizações, os vinis automotivos vêm ganhando o mercado e conquistando os clientes. Ainda é possível utilizar a opção transparente para proteção, como citado anteriormente.
Há quem ainda prefira a pintura, por estar consolidado a mais tempo e manter o visual original do carro (mesmo quando o cliente deseja alterar a cor).
Para conhecer as opções de vinis automotivos da Imprimax, veja o vídeo à seguir:
VÍDEO AUTOMAX