COMO ADESIVAR CORRUGADOS?

O jeito certo de se fazer uma aplicação em corrugados sempre foi uma questão muito discutida entre os instaladores de vinil.

Dúvidas como “– Devo aplicar o material direto e vir utilizando o soprador para baixar o vinil na chapa?”, “– Tenho de vir corrugando o adesivo na chapa?”, ou mesmo “– Aplico adesivo com luva ou roller pro?”, “– Como faço o acabamento dos rebites?”entre outras, continuam a assombrar os envelopadores pelo mundo.

Nesse artigo você vai aprender, direto com a equipe Imprimax, os seguintes assuntos:

  1. Como identificar se a superfície está apta para ser envelopada (vistoria técnica)?
  2. Como checar o ambiente onde acontecerá o envelopamento?
  3. Como fazer a medição correta do baú corrugado?
  4. Como limpar corretamente a superfície antes da aplicação?
  5. Qual produto Imprimax é o mais indicado para aplicação em corrugados?
  6. Como aplicar vinil em corrugado raso?
  7. Como aplicar vinil em corrugado fundo ou arredondado?
  8. Como fazer a manutenção ou limpeza correta?
  9. Qual proteção utilizar – Laminação à frio ou verniz?

Vamos começar, pois esse tema é importantíssimo.

Como identificar se a superfície está apta para ser envelopada?

A principal coisa que deve ser avaliada, antes mesmo de se fazer o orçamento para seu cliente, é identificar qual a situação que você irá se deparar durante a execução do projeto. Quantas vezes o seu cliente, por inocência ou malícia, te apresentou uma demanda “coisa simples” à ser feita, onde que, na hora de começar o serviço, você se surpreendeu negativamente, seja por causa da superfície que não estava em condições, ou por ter a necessidade de se fazer uma limpeza mais pesada na chapa? Ou então, na pior das hipóteses, quantas vezes você teve de remover o adesivo previamente aplicado e ainda limpar todo o baú?

Complicado, não?

Pensando nessas questões e em formas dos instaladores se precaverem de eventuais problemas, nossa equipe de instaladores técnicos sempre indicaram a necessidade real de uma vistoria técnica.

O que você deve se atentar durante a vistoria técnica?

Os pontos mais importantes à se atentar quanto à superfície são:

– Verificar se não há riscos na superfície;

– Verificar se não há tratamentos na superfície, pinturas, prime, limpa-baú, solupan, entre outros produtos que contém gorduras e/ou abrasivos.

Se você identificar qualquer resquício de possível problema futuro, avise o cliente e, utilizando um checklist, faça-o assinar, isentando você de qualquer problema que possa apresentar após a aplicação. Se você ainda não possui um checklist de conferência, clique aqui e baixe o checklist automotivo da Imprimax.

Como checar o ambiente onde acontecerá o envelopamento?

Algo que acaba passando despercebido pelo instalador é o local onde será feita a aplicação. Ambientes abertos, expostos e sujos podem comprometer o envelopamento. Quando se trata de um baú de caminhão corrugado, é fundamental verificar o ambiente para instalação, sendo que o ideal para qualquer aplicação é que seja feita em ambientes isentos de poeiras, exposição ao sol, chuva, entre outros e, se possível, em um ambiente climatizado e fechado.

Como fazer a medição correta do baú corrugado?

A forma mais assertiva para medir a altura de um baú corrugado é utilizando uma fita crepe, moldando as canaletas do corrugado, obtendo assim a medida real da chapa para produção do arquivo. Utilize sempre uma sangria (sobra de material) para segurança durante a aplicação. No caso da medição da largura do baú, utilize uma trena (fita métrica) e considere também uma sangria nas laterais.

Como limpar corretamente a superfície antes da aplicação?

Deve-se utilizar álcool isopropílico em toda a superfície para desengordurar e obter uma melhor performance do material aplicado – lembrando que os álcoois comuns contém água, podendo deixar a superfície engordurada.

Outra questão muito importante é a de nunca utilizar etanol, diesel, entre outros produtos para tal limpeza.

A limpeza é uma das partes fundamentais que garantem uma boa aplicação e fixação do adesivo sobre o corrugado. Nunca deixar resíduos na superfície antes de aplicar, pois dependendo da superfície pode prejudicar todo um trabalho.

Qual produto Imprimax é o mais indicado para aplicação em corrugados?

A aplicação de adesivo em corrugados é uma tarefa que demanda muita atenção e a utilização de um vinil que atenta às suas expectativas e a do seu cliente é fundamental.

 A Imprimax possui um produto ideal para essa aplicação: o Digigold Alta Performance Branco.

Esse produto é um super calandrado polimérico, com 65 micra de espessura, cola reposicionável tingida cinza (para facilitar a instalação e trazer um melhor fechamento de superfície) e uma printabilidade excelente em diversas tecnologias como impressão digital Ecossol, impressão digital U.V. e impressão digital Látex.

Para aumentar a expectativa de durabilidade, recomendamos a utilização de vinil para laminação à frio, fundamentalmente sempre os de mesmas características: Digigold Alta Performance Transparente Brilho e Digigold Alta Performance Transparente Fosco. Essas opções transparentes protegem a impressão e ainda a protegem da exposição ao Sol, por ser um adesivo transparente com proteção U.V.

Obs.: Caso utilize outros tipos de materiais que não tem a mesma composição, pode gerar problemas futuros de aplicação, tais como: desplacamento da laminação, desplacamento do material sobre superfície, retração, entre outros.

Agora, iremos abordar a questão da aplicação do material, tanto nos corrugados rasos quanto fundos e arredondados.

Como aplicar vinil em corrugado raso?

Antes de iniciar a explicação, uma observação importantíssima para todos os tipos de aplicações em corrugados: Sempre iniciar a aplicação de trás para frente, pois com isso a sobreposição do material ficará a favor do vento, chuva, entre outros. Com isso evita a chance de levantar a sobreposição.

Aplicação de adesivo para corrugado raso (45° de inclinação ou menos):

1 – Posicionar o tile (folha) na vertical, deixando 5cm de sangria da superfície de ambos os lados;

2 – Fixe o material utilizando uma fita crepe ou um retalho do próprio adesivo;

3 – Retire de 10 a 15cm do liner, dobrando-o para facilitar a remoção durante a aplicação;

4 – Espatule do centro para a extremidades, fixando apenas as partes mais altas da canaleta do corrugado;

5 – Repita o processo até o final do tile, até remover todo liner;

6 – Agora, com o auxílio de uma luva ou Roller Pró, utilize o ar quente do soprador térmico para aquecer o material e moldar do centro para as extremidades cada canaleta. Para identificar quando moldar, perceba que ao aquecer o material, ele enruga e estabiliza: esse é o momento de pressionar e moldar com a luva ou o Roller Pró;

7 – Após realizar esse processo de molde da peça, aqueça cada canaleta para aumentar a fixação sobre a superfície;

Obs.: Em caso da utilização de luvas, cuidado ao utilizar água e sabão para moldar as canaletas, pois esse processo pode contaminar a sobreposição do próximo tile a vir. Caso isso aconteça, a sobreposição pode levantar futuramente.

Sobreposição: O indicado é realizar as sobreposições de 5 a 15mm.

Acabamento: Após aplicado, refile as uniões das chapas, espatule e dê o acabamento fino com o dedo. Nunca furar o rebite pois, fazendo isso, pode comprometer sua aplicação futuramente.

Refile sempre antes do rebite nas extremidades.

Como aplicar vinil em corrugado fundo ou arredondado?

Para corrugado profundo ou Corrugado redondos (90º):

1 – Posicionar o tile (folha) na vertical, deixando 5cm de sangria da superfície de ambos os lados;

2 – Fixe o material utilizando uma fita crepe ou um retalho do próprio adesivo;

3 – Retire de 10 a 15cm do liner, dobrando-o para facilitar a remoção durante a aplicação;

4 – Espatule do centro para a extremidades, acompanhando a superfície (corrugando a peça) evitando deixar ar para que não comprometa sua aplicação;

5 – Repita o processo até o final do tile, até remover todo liner;

6 – Após realizar esse processo de molde da peça, aqueça cada canaleta para aumentar a fixação sobre a superfície;

Obs.: Em caso da utilização de luvas, cuidado ao utilizar água e sabão para moldar as canaletas, pois esse processo pode contaminar a sobreposição do próximo tile a vir. Caso isso aconteça, a sobreposição pode levantar futuramente.

Sobreposição: O indicado é realizar as sobreposições de 5 a 15mm.

Acabamento: Após aplicado, refile as uniões das chapas, espatule e dê o acabamento fino com o dedo. Nunca furar o rebite, pois fazendo isso, pode comprometer sua aplicação futuramente;

Refile sempre antes do rebite nas extremidades.

Como fazer a manutenção ou limpeza correta?

Uma forma de evitar qualquer futuro problema com seu cliente é instruí-lo sobre a forma certa de se fazer a limpeza ou manutenção do baú corrugado. Para tal, o mais indicado é que nunca, em hipótese alguma, seja utilizado produtos abrasivos como solupan, diesel, etanol, limpa baú, entre outros para limpeza: isso afeta a característica do vinil e, mesmo com a proteção da laminação à frio, pode agredir o PVC.

Qual proteção utilizar – Laminação à frio ou verniz?

Como falamos anteriormente, uma das formas mais utilizadas pelas empresas de comunicação visual ou bureaus de impressão digital para proteger uma arte impressa, é a laminação à frio.

Por sua proteção mecânica, ela favorece uma maior durabilidade na película e na superfície aplicada. No caso de um baú corrugado, as películas transparentes ideias para laminação são os Digigold Alta Performance Transparente Brilho e o Digigold Alta Performance Transparente Fosco, como citado anteriormente.

No caso do verniz, por possuir resinas diferenciadas, deve se atentar ao teste prévio pois, como fabricantes, não recomendamos o seu uso no PVC, por agredir a película.

Conclusão

Dê a maior atenção ao projeto, seja na parte da criação da arte, na arte-final, na impressão e, principalmente, na instalação. Um projeto bem planejado tem MUITO MAIS chances de ser bem-sucedido.

Para mais informações sobre esse tipo de aplicação e sobre o nosso Digigold Alta Performance, entre em contato com a nossa equipe de instaladores técnicos, através do WhatsApp (11) 9 6494-4332.

Para você que leu até aqui, baixe agora esse presente para você, exatamente sobre envelopamento de corrugados!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.