ADESIVO TRANSPARENTE COMO PROTEÇÃO DECORATIVA

É comum criar certo apego quando compramos ou reformamos algo, não é? Seja um móvel, eletrodoméstico ou mesmo paredes pintadas recentemente. Mas com a utilização e o desgaste do dia a dia nem sempre é fácil manter a aparência de novo por muito tempo.

Neste artigo, iremos abordar as principais soluções encontradas no mercado para resolver esse tipo de problema, em especial como utilizar adesivos para este fim.

A seguir, falaremos dos seguintes assuntos:

  1. Soluções para proteção de móveis e superfícies;
  2. Quais as vantagens de cada produto;
  3. Qual a solução mais prática e econômica?
  4. Em quais superfícies posso utilizar adesivos?
  5. Tipos de acabamentos;

Soluções para proteção de móveis e superfícies

Hoje já existe no mercado várias soluções para proteção de superfícies como vernizes, lacas e adesivos. Todos com a função de envolver o objeto e proteger de riscos, arranhões ou da ação do tempo.

Planejar o que será protegido, quanto deseja investir, o acabamento desejado, entre outras coisas, é fundamental para escolha do material.

Quais as vantagens de cada produto

O Verniz, é um produto líquido que após aplicado e seco, cria uma película protetora. Possui as vantagens de ter uma boa durabilidade, proteger e conservar a superfície por muito tempo, além de poder ser aplicado com pincel. A principal desvantagem é necessitar de várias demãos para criar uma camada espessa de revestimento e, dependendo do objeto, é necessário remover do lugar ou proteger as áreas em volta.

A laca é uma tinta (colorida ou não) muito utilizada em vários tipos de superfícies, principalmente em móveis, para restaurar, cobrir e proteger de riscos, arranhões, emendas e imperfeições. Entre as vantagens, podemos citar a durabilidade, renovar o visual do objeto e tornando-o mais atrativo. Apesar do processo ser conhecido a muitos anos e utilizado para agregar valor a peça, nem sempre o preço do serviço cabe no orçamento, além de ser um trabalho que necessita de mão-de-obra especializada para não criar irregularidades e demandar certo tempo, fazendo com que a pessoa passe dias sem o objeto.

O adesivo vinílico é outra opção para quem deseja proteger e conservar móveis e ambientes. A principal diferença dos demais é não precisar de diversas camadas e aplicações. É facilmente encontrado em lojas de comunicação visual e existem muitas opções de acabamentos, dos lisos aos texturizados e com efeitos. Entre as vantagens, ser mais rápido que as outras opções para instalar, ter durabilidade para aplicações em ambientes internos ou externos e poder ser aplicado em outros tipos de superfícies, como paredes, tetos e eletrodomésticos. O valor é mais acessível que o laqueamento e normalmente instalado num único dia (lembrando que o tempo irá variar dependendo do tamanho, complexidade do projeto e do profissional).

Qual a solução mais prática e econômica?

Comparar os tipos de soluções para proteção decorativa é algo relativo, como comentamos, depende do que o cliente busca. O verniz ainda é a forma mais barata, mas demanda um certo tempo, várias aplicações, faz sujeira e após um tempo pode necessitar de outras aplicações.

Já no quesito praticidade, os adesivos saem na frente. Por se tratar de uma película autoadesiva, basta o profissional destacar do liner e ir aplicando sobre a superfície. Também se destaca por facilitar a limpeza, ser indicada para lugares onde outros materiais não poderiam ir e ser um processo reversivo.

Em quais superfícies posso utilizar adesivos?

Por se tratar de um vinil, os autoadesivos possuem uma ótima moldabilidade e se adequam a maioria das superfícies, sejam elas retas ou curvas, podem ser utilizados em madeiras, plásticos, chapas metálicas, vidros, paredes, entre outros.  A única ressalva é verificar se a superfície está adequada para o envelopamento, limpa e sem nada que contamine a cola e atrapalhe a aderência do material.

A aplicação em paredes é bem simples com os adesivos, ele pode ser instalado para evitar manchas de sujeira, marcas de sapato e outros atritos. Caso ocorra essas situações, basta limpar com pano úmido e sabão neutro que toda sujeira sairá.

Projeto e fotos: Hussein Revest

Tipos de acabamentos

Mais um dos diferenciais dos adesivos é a grande variedade de acabamentos. O que mais indicamos para a finalidade de proteção, é o Gold Protect Gloss Transparente Protetivo, por ser um pouco mais espesso que os outros (160 micra), protege ainda mais a superfície de riscos, arranhões e atritos. O acabamento com super brilho valoriza a peça e dá o efeito de laqueamento.  

Mas se você ou seu cliente buscam por um acabamento fosco ou mesmo semibrilho, saiba que a Imprimax conta com a linha Digimax e Digigold com essas opções.

E se a intenção for surpreender e oferecer algo que alie proteção, beleza e acabamento diferenciado, você pode conferir a linha “para vidros”, que tem esse nome por normalmente os adesivos transparentes especiais serem utilizados em vidros, mas isso não é regra e eles super combinam e funcionam em outro tipo de superfície. Nesta linha, você encontrará acabamentos jateados, com glitter, texturizados e com efeitos especiais. Confira abaixo algumas das opções, lembrando que para conhecer a linha completa é só clicar aqui.

Conclusão

Ter as superfícies protegidas está se tornando cada vez mais fácil, hoje em dia são várias opções, entre elas vernizes, lacas e adesivos. Cada um com as suas particularidades e os adesivos se destacam pela facilidade da instalação, rapidez, não precisar ficar vários dias sem os objetos, não possui cheiro como algumas tintas e vernizes e é facilmente encontrado em diversos lugares do país. Se deseja encontrar o revendedor mais próximo entre em contato através do número (11) 2101.4244.

As diversas opções em linha permitem oferecer ao cliente um catálogo bem completo e dar a ele a possibilidade de proteger o que quiser com o acabamento que mais lhe agradar.

E o melhor de tudo, toda essa facilidade sem perder a aparência original da peça e tendo a opção de reverter se desejar (quando o cliente não quiser mais, é possível remover o adesivo).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.